sábado, 12 de março de 2011

Primeiro contato

Foi no réveillon de 2011 que o vi velejar pela primeira vez. Estávamos em Praia Seca, distrito de Araruama, localizado na Região dos Lagos, aqui no Rio. O local escolhido para o velejo de windsurf é a Lagoa de Araruama.

Para a prática do windsurf é necessário ter além de uma prancha, vela, mastro, trapézio e um monte de outras coisas que ainda não decorei o nome e a utilidade prática. Fui até a guarderia, local  onde deixa seus equipamentos, e me deparei como um monte dessas coisas. Uma para cada tipo de vento, fator esse não constante, que depende da natureza. Por isso, tantas velas e pranchas diferentes. Me senti um E.T. Não fazia ideia de que era preciso tantos detalhes.
Depois de analisar a velocidade do vento, que é verificada por um aparelho e também publicada em sites na internet, que se escolhe o equipamento certo para o velejo do dia. Depois de escolhido, foi um tal de “montar a vela”, “levar a vela para a margem”, “carregar a prancha”, “engatar a vela na prancha”, “colocar o trapézio”, e finalmente, depois de alguns minutos destinados para uma montagem minuciosa, que se cai na água. Foi aí que tirei a conclusão de que "windsurfista" sofre. Fiquei cansada só de ver, mas feliz com sua bela desenvoltura e qualidade mostrada com a prática do esporte.

2 comentários:

  1. Amiga, o Blog ta lindo!!!Parabéns, vc é d+!!!Lendo suas postagens lembrei de quando estive no Rio Grande do Norte em uma das Lagoas preferidas p/prática de Windsurf,olhando o pessoal praticando decidi q queria "brincar disso também", me dirigi até 2 rapazes q estavam se preparando p/velejar e perguntei aonde eu podia alugar um equipamento p/velejar, eles me olharam e perguntaram a quanto tempo eu praticava o esporte, falei q só queria"dar uma voltinha", eles começaram a rir e c/toda paciência me explicaram q era um esporte q necessitava de tempo p/aprender, q ñ dava p/"dar uma voltinha" e q em mts casos a pessoa leva até 3 dias p/consegui ficar em pé na prancha. Pedi desculpas e voltei p/minha canga...rsrsrs.

    Sendo assim,acho sua iniciativa de grande importância. Se seu blog já existisse na época q estive no RN, ñ teria passado a vergonha q passei...rsrsrs.

    Bjss...Aline Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, querida. Obrigada pelo comentário. Realmente o windsurf é um esporte que exige dedicação, muito treino e preparo físico. Em breve colocarei no blog uma matéria com um professor de wind e kitesurf, que dá aulas para iniciantes. Um grande beijo.

    ResponderExcluir