quinta-feira, 17 de março de 2011

Menina dos olhos

Como mencionei em postagens anteriores, o local escolhido pelo André para praticar windsurf é a Lagoa de Araruama. Localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, com uma área de 220 quilômetros (km), e perímetro de 192 km, chega a ter, em alguns pontos, nove metros de profundidade. A lagoa se estende pelos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. André veleja no espaço entre Arraial e Araruama.

Uma curiosidade é que a Lagoa de Araruama é considerada como uma das melhores raias de vento do país, fator esse que possibilita a prática do wind e kitesurf. Os esportistas que frequentam o local possuem um imenso carinho pelas águas salgadas e mornas da lagoa. Eles ajudam a manter o espaço limpo, visando a preservação do local. "Amo essa lagoa. Vê-la bem cuidada me deixa feliz e satisfeito", afirma André.

Mas além de ser utilizada para os esportes náuticos, a Lagoa de Araruama gera emprego e renda. Sua história econômica está ligada à extração de sal. A atividade é tradicional na região, devido a elevada salinidade das águas, que é o dobro da água do mar. A pesca também é predominante. Peixes das espécies tainha, carepeba, carapicu, além de camarões e moluscos, são retirados para a venda.



(Fotos: Arquivo pessoal)

2 comentários:

  1. Jesus, não conhecia essa lagoa. Boa pedida pra próxima viagem a Região dos Lagos (que não deve se chamar assim atoa né...dã)rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A lagoa é linda, Carol. Vale a pena conhecer. Beijos

    ResponderExcluir