sexta-feira, 25 de março de 2011

Garoto do tempo

Assim que conheci o André concluí que todo surfista e windsurfsita tem um “Q” de meteorologista. Ele sempre sabe quando vai chover, o tamanho das ondas e a intensidade dos ventos. A veracidade das informações é tão impressionante que as vezes brinco o chamando de “Jatobá”, me referindo a jornalista da Rede Globo Rosana Jatobá, apresentadora da previsão do tempo.

Na verdade, como o esporte depende de fatores climáticos, os atletas náuticos ficam de olho nas previsões em sites como o “Windguru” (http://www.windguru.cz/). A página oferece em um gráfico previsões de vários lugares do mundo. O site que é todo em inglês, permite que o usuário escolha o continente, país e cidade de onde se quer consultar a estimativa. No Brasil, o “Windguru” mostra a previsão de 154 locais, entre praias e lagoas. Dessa forma, a Lagoa de Araruama se encontra entre as opções. O “Windguru” mostra a previsão a cada três horas, com até uma semana de antecedência.

Feita a escolha do local da consulta, o site oferece um mapa que acusa a direção, velocidade e rajadas do vento, variação de nebulosidade, tamanho da onda e previsão de chuva em milímetros cúbicos. Um dos dados mais importantes para os windsurfistas é a direção e a velocidade do vento. A direção é representada através de setas, que é indicada da mesma forma que os pontos cardeais. Sendo assim, se a seta estiver apontada para cima, significa que o vendo é o sul, para baixo o norte, para direita o oeste e para esquerda o leste. As setas também aparecem inclinadas, indicando os ventos nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.

A velocidade do vento é medida e demonstrada em “nós”. Um vento fraco à moderado, tem de três a 10 nós, velocidade favorável para iniciantes no esporte. O vento médio, possui de 11 a 15 nós. O forte de 16 a 30. Acima de 30 é considerado muito forte, onde somente atletas experientes conseguem velejar. A média da Lagoa de Araruama é de vento nordeste de 15 a 25 nós. Segundo André, o nordeste é o preferido entre os velejadores, por ser mais constante e sofrer poucas variações. Mas o local já registou 60 nós no inverno do ano passado, em um vento oeste, que é o mais forte de todos.

Uma curiosidade é que a maioria das pessoas acreditam que somente em dias chuvosos que se terá fortes ventos. Na verdade, o vento nordeste traz consigo um tempo limpo com muito sol. Já o vento sudoeste, que vem na direção oposta, é inconstante e dá muitas rajadas que podem variar de 10 a 30 nós em poucos segundos, além de chegar junto com uma frente fria.

(Imagem: Windguru)


E como a previsão para este fim de semana está favorável para o windsurf, lá vamos nós para Praia Seca. Bom fim de semana a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário