sexta-feira, 10 de junho de 2011

A viagem





Com o Dia dos Namorados se aproximando os nossos corações se enchem de criatividade. Pensamos sempre em fazer algo especial que agrade e surpreenda o nosso amor. Mas particularmente, André e eu conseguimos chegar num consenso que agradou demais nos dois.  Decidimos comemorar a data mais romântica do ano em Paraty, cidade localizada no sul do Rio de Janeiro. 
Nos dois amamos o município. Eu, frequento desde criança, já que minha avó paterna é natural da cidade. Temos residência fixa no local e grande parte da minha família ainda mora na cidade turística. Já o André conheceu Paraty através do seu próprio interesse. Viaja há anos para lá com grupos de amigos e sempre demonstra enorme carinho pelo lugar. Apesar de já termos ido incontáveis vezes para Paraty, essa será a nossa primeira viajem juntos para lá. Certamente será singular.

Para quem não conhece, o município é cortado pela Rodovia Rio-Santos, na BR 101. É o principal  acesso ao Rio de Janeiro e ao Litoral Norte de São Paulo.  São 240 quilômetros de distância,  percurso esse feito em cerca de 3h30.  A cidade já sediou o porto exportador de ouro mais importante do Brasil, durante o período colonial. Uma das grandes marcas da cidade são as ruas do Centro Histórico, que são todas construídas por pedras “pés-de-moleque”, colocadas por escravos.  A arquitetura mantida nos casarões e  igrejas nos faz entrar em uma outra época ao passear pela cidade considerada Patrimônio Histórico Nacional. Paraty também tem um grande apelo ecológico. Por ser um município litorâneo, é cercado por praias, cachoeiras, reservas e trilhas.  

O turismo é o que movimenta a economia local. Por isso, a cidade possui um calendário fixo de programações que atraem pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Nesse fim de semana  acontece a Festa do Divino 2011, que teve início no dia 3. Além de uma programação religiosa, a festividade conta com shows musicais, sempre às 21h. Hoje, dia 10, se apresenta o grupo de forró Bicho de Pé. No sábado será a vez do Padre Fábio de Melo, e no domingo, dia 12, acontece o encerramento com Molejo.
Nos não traçamos nenhum roteiro, pois são muitos os lugares especiais na cidade que certamente vamos querer mostrar um para o outro. Tenho receio até de não dar tempo de ir em todos os locais. Mas, com certeza voltaremos com um material bem interessante para postar aqui para vocês. Um ótimo Dia dos Namorados a todos!



Fotos: Arquivo pessoal

  • Eu, em julho de 1990, no Centro Histórico e André, em agosto de 2010 em Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário