quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palestra


Hoje, dia 8 de junho, fui fazer cobertura de um evento da Guarda Municipal de Mesquita, já que estou como assessora de imprensa da prefeitura. A atividade foi uma palestra com o Coordenador de Extensão da Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Armando Alves de Oliveira. Fui como jornalista, tendo que no final do encontro redigir um release sobre o desenrolar da atividade, e principalmente como ouvinte, tentando absorver o máximo de informações para expor aqui no blog.

O tema discutido foi “A relevância da atividade física para profissionais”. Armando ministrou por duas horas conceitos sobre os benefícios da prática diária de exercícios. De acordo com o professor, todos devem se exercitar de alguma forma, já que com os estímulos corporais frequentes, o corpo fica mais resistente, evitando possíveis lesões que podem ocorrer até mesmo durante os nossos movimentos básicos do dia a dia.

Entre as condições clínicas combatidas através da atividade física, Armando citou com destaque a obesidade, que segundo ele, hoje é um mal social. “Os obesos sobrecarregam sua estrutura óssea, comprometem articulações, músculos e o funcionamento cardiorrespiratório do corpo. A prática rotineira de exercícios inibe este problema”, afirma. Ele ainda pontuou que a atividade física é um ótimo remédio para problemas como ansiedade, depressão, diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral. “Fazer exercício deveria ser tratado como questão de saúde pública, já que é a base fundamental contra o sedentarismo, que por sua vez desencadeia uma série de limitações no ser humano”, disse ele.

Outra importante dica passada durante a palestra foi sobre a capacidade individual que cada pessoa possui em relação ao esforço físico que exerce. É fundamental que cada um meça a intensidade, carga, velocidade, densidade e frequência do exercício que vai fazer, já que o corpo humano é complexo e singular. “Ninguém é igual, por isso, cada um deve procurar a atividade que mais lhe oferece prazer”, finalizou Armando.

Fotos: J.C.Marinho


Um comentário:

  1. A um mes atráz, participei de uma palestra no Clube Naval em Niterói, entre Professores de universidades, Fisiologistas, representantes de Clubes, e Instrutores com windsurf etc... eu Kitesurf, e foi muito bom que pude citar alguns exemplos do que é o esporte em si, nos seus movimentos fisiologicos, um projeto novo, I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA VELA organizado Pelo Porjeto Grael, e lá estavam os melhores profissionais do mundo da vela, medalhistas olimpicos entre outros, e o Armando desenrolou um tema que é de fundamental para nós praticantes de esportes a vela em suas modalidades, ele arrebentou com seus fundamentos e experiências nos esportes, foi muito boa, e já estou esperando a do ano que vem, que com certeza com muitas novidades no meio esportivo.

    Valeu!

    Maricio Mansur
    Instrutor Kite-Wind

    ResponderExcluir